domingo, 9 de março de 2008

O Bom Jesus do Monte e Raoul Mesnier du Ponsard

Raoul Mesnier du Ponsard, nasceu em São Nicolau, Porto, a 2 de Abril de 1848 e faleceu em Inhambane, Moçambique, em 1914.
Raul Mesnier formou-se em Matemática e Filosofia na Universidade de Coimbra e em Engenharia Mecânica na França. Percorreu a Suiça e a Alemanha onde frequentou as principais escolas-oficina, em contacto com projectistas e fabricantes de material ferroviário. Aprendiz de Gustave Eiffel.
Manuel Joaquim Gomes foi o criador do Ascensor do Bom Jesus do Monte, inaugurado em 25 de Março de 1882. Entre os vários sistemas de funiculares, Manuel Joaquim Gomes optou para o Bom Jesus do Monte, o que havia sido adoptado no Monte Giesbach, na Suiça, sendo encarregado do plano e da direcção da construção o Engenheiro Civil Raoul Mesnier du Ponsard, portuense e de ascendência francesa, bem como a colocação do material ao Sr. Mayer, empregado de Riggenback (Correspondência do Norte, 5 de Abril de 1882. O Ocidente, revista literária, 1 de Maio de 1882).
Este funicular foi o primeiro a ser implantado em Portugal, que partia do sopé da montanha, lado norte das primeiras capelas no local onde termina a linha dos carris americanos, finalizando ao nível do jardim situado no lado norte do escadório do Santuário do Bom Jesus do Monte. O seu mentor impulsionou grandes obras e projectos na cidade de Braga: uma modelar padaria (fundada em 1874); a Companhia dos Americanos (transporte urbano da cidade) e o Grande Hotel, da Avenida Central. Prestou valioso auxílio à Fábrica de Ruães. Montou no Porto a Padaria das Quatro Nações e chegou a tomar de arrendamento o Grande Hotel da Boa Vista, hoje Hotel do Elevador.
Para Manuel Joaquim Gomes a trilogia Eléctrico, Elevador e Hotel fariam convergir e prender a atenção dos forasteiros ao pitoresco e encantador lugar.
Sobre o ascensor do Bom Jesus do Monte aconselhamos a leitura do livro O Elevador do Bom Jesus do Monte, de J.M. Lopes Cordeiro e outros. Neste Livro, na pág. 127, em agradecimentos faz-nos uma menção, mas, por lapso, escreveram, Dr. João (José) Manuel (Carlos) Gonçalves Peixoto.
Mesnier é considerado o pai dos elevadores da capital portuguesa e fundador da Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, nomeadamente, os elevadores de Santa Justa (inauguração a 10 de Julho de 1902), Glória (inauguração a 24-10-1885), Bica (1892) e Lavra (inauguração em 19-04-1884), no Porto o funicular dos Guindais e o Elevador da Nazaré (1889).