quarta-feira, 5 de maio de 2010

INTERVENÇÃO PROFERIDA NA INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE EXPOSIÇÕES CÓNEGO CÂNDIDO PEDROSA

Ex.mo e Reverendíssimo Sr. Arcebispo Primaz de Braga,
Ex. mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga,
Ex.mo Sr. Juiz Presidente da Confraria do BJM,
Ex.mos Membros da Confraria do BJM,
Ex.ma Família do Sr. Cónego Cândido,
Ex.mos Amigos e Amigas do Sr. Cónego Cândido Pedrosa,
Meus Senhores e Minhas Senhoras. Publicação DM 04-05-2010
Com este acto solene, a Mesa Administrativa da Confraria do Bom Jesus do Monte recorda com saudade e presta um singelo tributo ao Sr. Cónego Cândido Pedrosa, não esquecendo que a experiência de vida que nos transmitiu foi exemplar, estimulante e encorajadora. Foi uma vida marcada pelo serviço e entrega aos outros. Tivemos a grata experiência de conviver e trabalhar, com ele, numa causa, numa doação desinteressada, num afecto enorme que une todos os que gostam e admiram a Estância do Bom Jesus do Monte, deste ímpar património arquitectónico, ambiental, religioso e turístico, deste oásis encantador, maravilhosamente apropriado ao restauro das forças do espírito e do corpo. Como ele trabalhou incansavelmente no engrandecimento da formosa estância e no rejuvenescimento da devoção à Paixão e Morte do Senhor!
Todos os Mesários da Confraria do Bom Jesus do Monte realçam as virtudes do Cónego Cândido, que no exercício do seu múnus apostólico, bem como no seu contacto social, projectou um espírito de unidade entre todos, com o carisma que lhe era peculiar, de gerar um ambiente de serenidade e firmeza em opções assumidas no exercício de funções. A todos estimulava, congregava, e não só conferia o sentido de responsabilidade, como de confiança e autonomia.
A actual Mesa Administrativa da Confraria do Bom Jesus do Monte decidiu, por unanimidade, homenagear o seu anterior Juiz Presidente, através de três iniciativas:
- atribuir o nome Centro de Exposições Cónego Cândido Pedrosa ao espaço que, outrora, fora destinado a Museu;
- Publicar uma curta biografia que, também, tem por título «Centro de Exposições Cónego Cândido Pedrosa»;
- Promover uma exposição intitulada «Cruzes».
O tema desta exposição foi intencional. Está relacionado com o Dia da Invenção da Santa Cruz, que hoje é evocado no calendário litúrgico e que, no passado, era uma das grandes celebrações que ocorriam nesta estância, entre outras, a Ascensão do Senhor, o Espírito Santo, o Aniversário da Sagração do Templo e a Quaresma.
Não olvidamos, igualmente, que a escolha do título da exposição «Cruzes» se relaciona com a vida e a obra do homenageado. Para o Juiz Presidente da Confraria desta Colina Sagrada, «a Cruz seria uma escada que o levaria ao céu», conforme podemos retirar das suas palavras: «É preciso acreditar na Cruz. Escolher Jesus crucificado e acreditar que detrás da dor está o seu rosto, que é amor pessoal para mim e para todos».
O Sr. Cónego Cândido Pedrosa foi um homem de “causas e de lutas”, a maior delas contra a doença, nos últimos quatro anos, que o levou mais cedo do meio de nós, sem abandonar as suas comunidades e tarefas: quarenta anos de vida sacerdotal nesta terra, vividos intensamente como Pároco nas freguesias da Aguçadora, S.to Adrião e Nogueira, Prefeito e Professor do Seminário, Director Interno da Oficina de S. José, Conselheiro Espiritual nos Movimentos da Pastoral Familiar, Arcipreste, Juiz Presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Hotéis do Bom Jesus, Sacerdote Focolarino e Capitular do Cabido Bracarense.
É vã uma fé sem obras. E as suas obras falam, sobretudo, do seu modo particular de acreditar, na especial e sempre presente, providência de Deus, materializando-se na construção de algumas obras que o perpetuarão.
Diríamos que no curto espaço de tempo, 6 anos, que esteve à frente dos desígnios e vicissitudes da Confraria do Bom Jesus do Monte «fez muito em tão pouco tempo».
A sua obra, neste Ex-Líbris de Braga, do Norte e de Portugal, está à frente de todos e pode ser, agora, revisitada com outros olhos. Se a árvore é conhecida pelos seus frutos, o Sr. Cónego Cândido Pedrosa deixou a sua assinatura no lançamento e concretização dos projectos de reabilitação, pois o património da estância encontrava-se altamente degradado e, em alguns casos, em ruína. Tudo reclamava uma reabilitação inadiável: A reconstrução do Hotel do Templo e do Hotel do Lago; a recuperação total do elevador; a recuperação da colunata e salão de chá e respectiva transformação num Centro de Congressos; a reconstrução da Casa das Estampas / Museu; o restauro das Capelas do Santíssimo e das Relíquias; o restauro de telas; os arruamentos e caminhos; a pavimentação do adro; as vedações e entradas; a Iluminação monumental; a Iluminação geral; as águas e saneamento; a mata e Jardins. A estância do Bom Jesus apresenta-se, agora, após a implementação do projecto de reabilitação, mais renovada e mais atractiva para os devotos e visitantes, já que foram assegurados alguns equipamentos para melhor acolhimento das pessoas.
O Sr. Cónego Cândido Pedrosa esteve sempre ligado ao Mar. Talvez, por isso, ele tenha sido um verdadeiro timoneiro da reabilitação do Bom Jesus, fazendo rolar as ondas do tempo e as fraquezas dos lemes, nunca perdendo o sentido do porto. Sempre com o total apoio dos mesários da confraria, pescadores experimentados, batidos por todos os ventos e habituados às águas agitadas. Estes pescadores sentiram o bramir das ondas e o roncar dos ventos, mas nos diferentes momentos souberam, com o seu Mestre, guiar esta barca delicada, venerável na antiguidade, de uma riqueza patrimonial ímpar e que necessita de todo o nosso empenhamento para a sua conservação, reabilitação e engrandecimento.
José Carlos Gonçalves Peixoto, Mesário da Confraria do Bom Jesus do Monte