quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Quinta de Tibães, ou Quinta do Souto

A Quinta de Tibães, ou Quinta do Souto, localiza-se no lugar do Souto, freguesia de Parada de Tibães.
Possivelmente, no século XVIII, foi morada de Gonçalo Gomes da Costa, sua mulher Luísa Gomes, filha Josefa Maria Gomes e genro Manuel José Duarte, família rica desta freguesia.
Está inserida num ambiente rural e muito próximo do Mosteiro Beneditino de Tibães.
É composta de um pórtico de entrada, uma imensa eira em pedra, uma construção para habitação e um sequeiro.
É uma arquitectura civil residencial, barroca e oitocentista. Edifício de planta rectangular composta por um corpo principal de dois pisos integrando capela no seu interior, com retábulo neoclássico, com acesso na fachada principal por escadaria de pedra de lanço recto e único e na fachada posterior uma lójia fechada, e um corpo adossado de um só piso, com larga chaminé de cantaria no fachada posterior, altaneira e decorada com brincos e pináculos. O interior, com adega, lojas e cozinha no primeiro piso, tendo esta última forno, lareira, chaminé e mesa oval de cantaria. No segundo piso salões e quartos com pavimentos de cantaria e madeira e tectos de estuque e madeira. A quinta integra ainda edifícios de apoio à actividade agricola como um sequeiro, eira lageada e um espigueiro.
O sequeiro é composto de 4 corpos abertos ao centro, ladeados por um corpo fechado com janelas.
Foram, ainda, proprietários desta quinta a Família Ferreira Carmo, desde o século XIX, com fortuna originária do Brasil. Neste momento pertence à Família Casais.

quinta de tibães - quinta do sout 09 quinta de tibães - quinta do sout 07
quinta de tibães - quinta do souto 08 quinta do souto 02