segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A Capela de S. Gens em Tibães






No século VI, em 562, dezanove anos após a morte de S. Bento, Teodomiro, Rei Suevo, pediu ao seu capelão S. Martinho, primeiro Bispo de Dume, que construísse em Tibães um mosteiro num lugar ao pé do monte de S. Gens. Segundo afirma Avelino de Jesus Costa, o culto a S. Gens tenha entrado na Diocese de Braga já em tempo de S. Martinho de Dume (550-579). Deste modo, esta ermida, onde se venera a imagem do santo, é anterior à construção do Mosteiro dos Monges beneditinos, pelo menos, o culto ao santo.




Há muitos, muitos anos, quando a nossa nacionalidade ainda era menina, o Monte de S. Gens, a que hoje todos chamam Monte de S. Filipe, na freguesia de Mire de Tibães, era tão densamente arborizado que, dizem os cronistas beneditinos, "do alto do Monte de S. Gens se ia até ao Rio, distancia de meia légua, por cima das árvores sem ser necessário descerem delas » (Ascensão, Marceliano da,Crónica do Antigo Real e Palatino Mosteiro de S. Martinho de Tibaens desde a sua primeira fundação athe ao presente, Mosteiro de S. Martinho de Tibães, 1745, Ms do Mosteiro de Singeverga, Santo Tirso, fl. 383.) e nele teriam existido "Ermidas e choupanas, em que viviam recolhidos alguns Monges de mais Espírito, acudindo ao Convento às Horas do Ofício Divino "(Frei Leão de São Tomás, Benedictina Lusitana, Introdução e notas críticas de José Mattoso, Tomo II, Lisboa, Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1974, 378). Destas existências apenas perdurou a vivência religiosa na capela do cume do Monte, a Capela de S. Gens, a qual não há memória da fundação, mas que já existia em 1553, e, que, no nosso século, mudou o culto para S. Filipe.




Na padieira da capela actual deparamos com a data de 1196, cuja estudo sobre esta data pode ser consultado em António de Sousa Araújo, Tibães e a Ermida de S. Gens, 2004, p.34).




Por portaria n.º 6199, de 7 de Junho de 1929, o Governo manda entregar à Corporação encarregada do culto da freguesia, a Capela de S. Gens e respectivo cruzeiro.




Encimado pela Capela de S. Filipe, o Monte de S. Gens, recebe nas suas fraldas, na sua encosta norte virada ao rio Cavado, a Cerca e o Mosteiro de S. Martinho de Tibães. É ocupado, a meio, pela capelinha de S. Bento e, ao fundo, pelo Mosteiro. Dominado, actualmente, por pinhal e Eucaliptal só dentro da Cerca do Mosteiro a vegetação climácica consegue ir recuperando o seu espaço secular, servindo de refúgio e habitat a centenas de espécies da nossa Fauna e Flora. Podemos aqui observar entre outras plantas da associação do Carvalho do Norte (Quercus robur), o protegido Azevinho (llex aquifolium), o Loureiro (Laurus nobilís), a Aveleira (Coryíus aveliana), o Medronheiro (Arbutus unedo), a Gilbarbeira (Ruscus aculeatus) e o Bordo (Acerpseudoplatanus).