terça-feira, 4 de dezembro de 2007

OS ROMANOS EM BRAGA (1)

Visita de Estudo ao Museu D. Diogo de Sousa
No âmbito do Plano de Actividades do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, as turmas do 5.º ano (no primeiro período) e as turmas do 7.º ano (terceiro período) farão visitas ao museu, como motivação, como consolidação, como desenvolvimento de novos projectos, como ensaio laboratorial, como investigador. Ao estudar a romanização em Braga, procuramos, in loco, reflectir sobre o «modus vivendi» da época e sobre a sua influência na nossa região.
Fizemos uma visita temática às instalações do museu, nomeadamente: a sala 2 onde se pode observar a Integração do Noroeste Peninsular no Império Romano e o comércio a longa distância, Bracara Augusta, a circulação monetária, produção local, as indústrias artesanais; a sala 3 onde se pode ver o Urbanismo de Bracara Augusta, Os espaços públicos, Os espaços domésticos; a sala 4 onde se observou as Vias, o Mundo dos mortos, o Sagrado, a Antiguidade Tardia, a Escavação Arqueológica, o Mosaico.
Hoje foi a vez da turma 2 do quinto ano, efectuar a visita. Percorremos todos os espaços atrás referridos, mas alguns suscitaram mais curiosidade: a sala dos mortos, a sala das maquetes, a sala dos miliários, a sala das moedas, a sala dos objectos de uso quotidiano e de decoração.
A Turma cumpriu as normas estabelecidas previamente: bom comportamento durante o trajecto, silêncio durante a exposição, questionamento quando necessário, afastamento em relação aos objectos.
Assim até dá vontade de continuar com estas visitas.