terça-feira, 19 de julho de 2011

NOVO CONCERTO NO BOM JESUS

No próximo Domingo, pelas 22 horas, terá lugar no Bom Jesus do Monte um concerto com a participação da Cappela Musical Cupertino de Miranda e de dois organistas europeus de prestígio internacional.
Este concerto, com entrada livre, está integrado no primeiro Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, promovido pela Fundação Cupertino de Miranda. O objectivo desta iniciativa consiste em divulgar a polifonia portuguesa dos séculos XVI e XVII. Decorrerá, igualmente, na Sacristia do Templo, um Seminário sobre o Barroco, pelas 12 horas, e uma Prova de Vinhos pelas 23 horas.
A Cappela Musical Cupertino de Miranda, fundada em 2009, tem como Director Artístico Luís Toscano e vai interpretar composições dos mais ilustres representantes da criação musical dos séculos XVI e XVII: Manuel Cardoso, Filipe de Magalhães e D. Pedro de Cristo.
Este concerto vem na sequência de um protocolo celebrado entre a Confraria do Bom Jesus do Monte e a Fundação Cupertino de Miranda e de outras actividades que pretendem comemorar os 200 anos do lançamento da última pedra do Templo do Bom Jesus. No próximo dia 20 de Setembro de 2001 passam 200 anos que Pedro José da Silva colocou a última pedra do grandioso templo, mas cuja sagração ficaria reservada para 10 de Agosto de 1857. A esta alma generosa, natural de S. Jerónimo de Real, do Concelho de Braga, se deve avultados donativos que permitiram a conclusão do templo.