sexta-feira, 14 de novembro de 2008

ALUNOS VISITAM MUSEU DOS BISCAINHOS


Na semana de 10 a 14 de Novembro, todas as turmas do sexto ano de escolaridade da EB 2/3 Frei Caetano Brandão visitaram o Museu dos Biscainhos.
O Museu dos Biscainhos está instalado no Palácio dos Biscainhos, fundado no século XVII e definido arquitectonicamente na primeira metade do século XVIII. Durante cerca de três séculos foi habitação de uma família nobre (Condes de Bertiandos), transformando-se em Museu público a 11 de Fevereiro de 1978. Em 1949 o edifício e os seus jardins foram classificados como Imóvel de Interesse Público.
O palácio, os jardins barrocos e as suas colecções revelam o quotidiano da nobreza setecentista assim como numerosas referências da vida dos outros habitantes do espaço: capelães, criados e escravos.
Os alunos visitaram as várias colecções de artes decorativas (mobiliário, ourivesaria, cerâmica, vidros, têxteis, etc), instrumentos musicais, meios de transporte, gravura, escultura/talha, azulejaria e pintura, da época compreendida entre o século XVII e o primeiro quartel do século XIX, terminando a visita junto do jardim do museu, um dos mais significativos do período Barroco em Portugal.
A visita foi acompanhada de uma actividade intitulada "Sons do Palácio ". Acção desenvolvida como um jogo exploratório. A partir da audição de sonoridades que expressam o conteúdo original dos espaços e jardins do Palácio, os alunos são solicitados à respectiva identificação na sequência do percurso de visita.