Dizia Santo Agostinho: «Diz-me o que amas e dir-te-ei quem és». Uma pessoa é o que, realmente, são as suas valorações.
O que define cada um destes tipos: o homem teorético, o homem estético, o homem social, o homem politico, o homem económico e o homem religioso é o facto de fazer de um valor determinado ( ciência, arte, trato humano, religião, etc.) o objecto da própria vida. Cada homem não só opta por um valor, que passa a caracterizá-Io mas, na realidade, opta por todos e cada um desses seus valores (e por muito mais ainda), de modo que cada individuo fica definido, mais pelo primeiro valor que escolhe, que pela ordem de todos os que escolheu.
Diferentes pessoas atribuem importância a diferentes valores. Uns preferem os valores teóricos (lógica, verdade), outros os valores económicos (diligência, riqueza), outros valores estéticos (beleza, harmonia), outros os valores sociais (amizade, igualdade), outros os valores políticos (poder, reconhecimento), outros os valores religiosos ( salvação), etc.
O valor, como tal, é privativo do homem. Precisamente porque o acto de valorizar é racional, não é um acto caprichoso, mas submetido a leis.
Parece, pois, que a valoração não pode ser arbitrária, mas deverá respeitar certas exigências lógicas e a ordem racional.
Para tratar este tema, devemos distinguir valores e valorações.
O valor radicaria no objecto (uma pintura, supunhamos, pode ser bela em si mesma) e a valoração («eu gosto desta pintura») seria o acto pelo qual um sujeito reconhece esse valor e o estima. E ai está todo o drama do problema dos valores, em que o sujeito, equivocando-se, pode atribuir valor ao que não tem, ou preferir um valor inferior a outro superior, e assim fazer mais valorações.
Deste modo o problema pedagógico não são os valores, mas as valorações.
O que nos leva a afirmar que a chamada crise de valores é, antes, a nossa crise. Fala-se de crise de valores como se os valores ou alguns deles deixassem de existir e dependessem só da subjectividade dos homens.
A crise de valores não existe, mas sim a crise de valorações. A crise é nossa, do homem, não dos valores.
Os valores, quer sejam normas ou princípios, organizam-se hierarquicamente. Ou seja, em cada pessoa ou grupo se dá uma escala de valores que sustenta e explica as suas opções, comportamentos.
As pessoas consideram que certos valores são mais importantes que outros e estão por isso mais dispostas, em caso de conflito, a sacrificar uns em favor de outros. Por exemplo, entre o valor da vida humana e o da propriedade de um bem material, pode existir um conflito se, por exemplo, para se salvar uma vida, for necessário roubar.