segunda-feira, 27 de julho de 2009

«FABULÁSTICA» VIAGEM - 1.º CAPÍTULO

Peço desculpa ao Cláudio Ottonello por utilizar um dos seus vocábulos preferidos «fabulástico».
Chegou a altura de fazer as malas e matar a vontade de descanso e divertimento, após alguns meses de árduo trabalho.
Também sou um apaixonado por viagens.
Por vezes buscamos lugares tranquilos, confortáveis, praias exóticas, vários azuis do mar e paraísos que usam e abusam do ar puro e livre.
Outras vezes buscamos lugares únicos e míticos onde a sustentabilidade é a palavra de ordem, concretizações de paixões de infância, marcas de civilizações, culturas diferentes, palmilhando um Maparepositório histórico vivo.
Desta vez decidi dar vida ao sonho que acalentava desde tempos recuados.
Numa síntese, esta viagem foi um esplendor para os olhos e para a mente e deixa-nos mais cidadãos do mundo.
Este triângulo pelos países escandinavos, Dinamarca, Noruega e Suécia, serviu diversas finalidades: para aprender com o que podemos observar, para interagir com amigos de jornada, para abstrair dos dias acelerados que caracterizam os tempos actuais, para experimentar descobertas sem hora marcada, para sentir o fluir e o pulsar das terras e regiões visitadas e para repor energias.
Esta viagem prolonga-se, agora, no regresso, nos escritos, nas impressões sobre os momentos mais emblemáticos da viagem, nos registos subjectivos e pessoais.
Daqui envio um grande abraço, aos excelentes amigos e companheiros de viagem Cláudio Ottonello, Edite, César, Isabel, José Rodrigues, Márcia, Alberto, Isabel Quirino, Pedro Figueira, família Moita, Fabiana e Eduardo.