segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Joaquim António da Silva Cordeiro – Antigo aluno do Colégio de S. Caetano

Era filho do abade Silva Cordeiro, pároco de Rêgo e Britelo, concelho de Celorico de Basto e de D. Francisca da Apresentação de Araújo Barbosa.
Nasceu em 1859, em Britelo e faleceu em 1915.
Exposto na roda de Braga em 21 de Junho de 1859, foi baptizado na Sé de Braga no dia seguinte, mas só foi perfilhado em 1880.
Frequentou o Colégio de S. Caetano entre 1869 e 1875 e simultaneamente o Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, de 1870-71 a 1874-1875; a Universidade de Coimbra.
Colaborou na revista
O Instituto, no jornal progressista de Braga A Correspondência do Norte; no semanário A Academia de Coimbra; Correio do Norte e Tribuna.
Deputado por Celorico de Basto pelo Partido progressista; Primeiro Oficial na Direcção Geral dos Correios; Professor no Curso Superior de Letras.
Casou em 1889 com D. Carolina Vilela de quem se separou em 1892. Foi Preso no Limoeiro por alegada tentativa de homicídio da sua mulher.
Autor de
A Crise em seus Aspectos Morais. Neste livro, o autor, na página 208, escreve algo muito actual: «Um dos caracteres que a crise económica reveste por toda a parte, ainda hoje, é que ela volve-se logo em crise moral, avivando antíteses profundas da natureza humana, talvez irredutíveis na actual organização social, seja qual for a forma de governo. Os homens e os partidos têm uma moral no poder, e outra na oposição».