quarta-feira, 19 de agosto de 2009

JUBILEU E ORDENAÇÃO SACERDOTAL

No pretérito Domingo, pelas 11 horas, ocorreu no Mosteiro de Tibães, uma eucaristia presidida por dois filhos da terra.severino1
O Padre Severino Pereira Fernandes comemorava o jubileu sacerdotal, as bodas de ouro sacerdotais sobre a primeira Missa Nova que teve lugar no dia 19 de Julho de 1959. A ordenação do Padre Severino veio terminar com uma superstição (boato) que estava propalada na freguesia. Constava que a expulsão dos beneditinos do Mosteiro de Tibães levaria esta freguesia a um deserto de ordenações sacerdotais. Esta maldição rompeu-se com a ordenação do Padre Severino Pereira Fernandes. Mostra deste facto foi o modo como a freguesia se preparou e se engalanou, como até hoje não houve igual, por ocasião da sua Missa Nova.
O Padre Tiago André Fernandes Freitas celebrou a sua primeira Missa na terra natal dTiago Freitasos seus antepassados. Foi ordenado presbítero no passado dia 19 de Julho, no Santuário do Sameiro e nomeado Chefe do Gabinete do Senhor Arcebispo Primaz e simultaneamente membro da Equipa Formadora do Seminário Menor. É filho do falecido Professor José Auspício Freitas e neto da Sr.ª Maria Lerça. O Padre Tiago Freitas celebrou a Eucaristia Solene de Apresentação à Comunidade de S. Lázaro no passado dia 15 de Agosto de 2009.