sábado, 1 de agosto de 2009

O SANTO PADRE CRUZ EM BRAGA

150.º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO

Para assinalar o 150.º aniversário do «dies natalis» do Padre Francisco Rodrigues da Cruz, que teve lugar no passado dia vinte e nove, mais conhecido pelo «Santo Padre Cruz», e porque não o «Santo Cura d’Ars Português» pois nasceu uma semana antes da morte de S. João Maria Vianney, ocorreu-nos este artigo referente à sua presença e acção na «cidade dos arcebispos». Em Braga, exerceu o cargo de Director Interno do Colégio de S. Caetano, fundado por D. Frei Caetano Brandão.
Na Acta de 6 de Novembro de 1886 declara-se que «atenta a informação favorável do Provedor», foi proposto como Director o Padre Francisco Rodrigues da Cruz, que viria a presidir aos desígnios desta instituição, durante oito anos (1886-1894), tendo grande influência nesta chamada D. António José de Freitas Honorato (1883-1898).
Foi o filantropo Padre Cruz, objecto de uma grande devoção popular. Foi ele mesmo que deixou, com certeza, as sementes de evangelização e que Leonardo Coimbra após uma aventura mal sucedida no colégio, viria a colher já no fim da vida. O Santo Padre Cruz presidiu ao casamento canónico de Leonardo Coimbra, na véspera de Natal de 1936, na capela gótica dos Pestanas, do Porto. O Filósofo, acompanhado da esposa e do filho, depois de se confessar, rezar e comungar aos pés do S. to Padre Cruz, assistiu ao baptizado do seu filho.
Exerceu este alto cargo, entre os 27 e os 35 anos de idade. Ainda com a dor da perda da mãe D. Catarina da Cruz, em 15 de Agosto de 1881.
Da passagem do Santo Padre Cruz por Braga, existe o programa Pequena Academia Literária Religiosa, oferecida pelos alunos do Colégio dos Órfãos ao seu meritíssimo director, em comemoração do seu 33.º aniversário natalício.Padre Cruz-cartão de visitas
Vários episódios ilustram a sua preocupação pela educação dos alunos: as visitas à Falperra, seguidas de almoços melhorados e uma merenda, paga com as suas economias; as lágrimas que lhe corriam pelas faces, ao suplicar-lhes que se não deixassem escravizar pelos maus hábitos e os exemplos do Mestre, que correspondiam às virtudes que pregava.
Um dos maiores sucessos do Santo Padre Cruz consistiu nos 12 jovens que foram ordenados sacerdotes.
A sua actuação era discreta, eficaz e o seu zelo ia de sol a sol, do levantar ao deitar. As actas da CA descrevem, somente, os seus bons serviços e indicam a gratificação que durante anos usufruiu: 50$000 rs.
Mas a sua saúde não estava à altura das exigências de uma direcção eficiente. As continuadas dores de cabeça, associadas a um esgotamento cerebral, forçavam-no a permanecer no leito de dor dias seguidos. Desta forma o Director Interno Dr. Francisco Rodrigues da Cruz, atendendo ao seu estado de saúde, pede a exoneração do cargo, em 17 de Dezembro de 1894.
Juntamos um cartão de visita, que muito estimamos, escrito pelo próprio.