quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RENDAS E VIZINHOS DAS FREGUESIAS DO COUTO DE TIBÃES-1706

S. Martinho de Tibães, Mosteiro e Cabeça da Ordem de S. Bento em Portugal, de que é Geral o Abade desta Casa, rende quatro mil e quinhentos cruzados com sabidos e anexas, apresenta cura secular, tem trinta e cinco vizinhos. Tem formoso templo com maravilhoso retábulo que é o primeiro que na Província se inventou, tem grandes e aprazíveis claustros, com muitas fontes, assim nos corredores altos, como nos pátios baixos, dilatada cerca com bons pomares, olivais e matas; há neste Convento uma relíquia de S. Bento e nele estão sepultados muitos varões de exemplar virtude.
Nossa Senhora da Graça, que antigamente se chamou a Igreja de Padim, Abadia da Mitra, rende com a Pousa sua anexa em Barcelos duzentos e cinquenta mil réis, tem cento e vinte vizinhos.
Santa Maria de Mire, Curado do Convento de Tibães, tem vinte e cinco vizinhos. Aqui teve El-Rei Teodomiro um Paço e quinta de recreio, que deu o nome à freguesia.
S. Paio de Parada, Vigararia anexa a uma Conesia de Tibães, rende trinta e cinco mil réis e para o Cónego oitenta mil réis, tem trinta vizinhos.
S. Paio da Ponte, Vigararia anexa a outra Conesia, rende sessenta mil réis e para o Cónego cento e dez mil réis, tem cinquenta vizinhos.
S. Pedro de Merelim, a quem o livro da Ordem de Cristo chama Merim, foi Mosteiro de Frades Bentos e depois extinto, apresentação de Tibães, a quem ainda conhece com certo foro: passou a Comenda de Cristo, e é Reitoria da Mitra, rende cem mil réis e para o Comendador mais de mil cruzados. Tem cento e dez vizinhos.