segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

MULHERES EM MOVIMENTO NO CARNAVAL

Não existe uma tradição de Carnaval em Tibães.
Episodicamente, alguns grupos têm organizado alguns desfiles, que não passam de uma desorganizada exteriorização de sentimentos, um passatempo sem qualquer significado, um aglomerado de fantasias sem grande criatividade. No entanto, pode divertir, momentaneamente, a quem eles assiste.
Nos últimos anos, as Mulheres em Movimento, no âmbito de congregar os conterrâneos para as suas causas nobres, de assistência social e solidariedade, têm organizado alguns desfiles carnavalescos. Este ano, o desfile de carnaval terá lugar no dia 5 de Março, com início em Ruães pelas 15.00hs, dirigindo-se, em seguida, para a Rotunda de Seixido. O tema é o futebol. Este grupo simpático, trabalhador, criativo, de Mulheres em Movimento convidam todas as pessoas a participar, revelando os seus dotes artísticos aliados ao humor característico da quadra.
Esta festa popular tem algum significado, mais pelo feriado de terça-feira, pelos bailes de carnaval dispersos pela região e pela gastronomia típica da época (orelheira, cozido à portuguesa, enchidos), um pouco de festejo profano antes do período da quaresma, uma despedida à carne (carne+vale).