segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Rancho Folclórico de S. Martinho de Tibães



Rancho Folclórico de S. Martinho de Tibães nasce entre as velhas Paredes do Convento Beneditino de Tibães. A sua existência deve-se ao grupo de Teatro Tony e CA, cujas receitas dos espectáculos serviam para oferecer uma festa de Natal a todas as crianças da terra e não só, oferecendo diversão, brinquedos, chocolates, balões, etc.
Em 1981, este grupo ofereceu um programa de variedades muito completo e apreciado, não só pelas crianças, como também pelos seus familiares.
O entusiasmo desse dia levou a que se formasse o Grupo Folclórico de S. Martinho de Tibães, em 1982. Tem percorrido todo o país, e além fronteiras, actuando em grandes Festas, Romarias, Hotéis, Casamentos, Baptizados, levando sempre o sentido da genuinidade do povo do Baixo Minho.
Este Grupo mostra através dos trajes a cultura dos seus antepassados, apresentando os trajes da Ribeira, Vale Oeste, Vale do Cávado, à Rico, Domingueiro, do Campo. É um projecto de revitalização e sensibilização das gentes locais para a nossa cultura e tradição, contribuindo para o crescimento e preservação do património local e regional.