Artigo publicado na Revista Andarilho, n.º 27, p. 6, 2005.
«É preciso acreditar, confiar e jamais desistir. Maior que o querer, é lutar e vencer».
Nos tempos que correm, é necessário a mensagem desta canção brasileira para a educação, para o interior das escolas, para o espírito dos educadores e dos educandos, no momento em que assistimos a um pessimismo generalizado quanto ao futuro da educação.
Temos muita habilidade para mexer no acessório, no que é mais fácil mudar, no que envolve menos riscos e raramente damos resposta a questões fundamentais:
- os percursos escolares adaptados aos interesses e necessidades dos alunos e da sociedade;
- as melhores estratégias para remediar as falhas em aprendizagens anteriores;- a integração dos alunos enquanto pessoas com vidas, muitas vezes, confusas e sofridas;
- a atomização e padronização dos tempos e espaços numa lógica disciplinar.
Nos tempos que correm, somos absorvidos por inúmeras tarefas burocráticas. Muitos só pensam em papéis, no número de páginas que tem o Projecto Curricular de Turma, no tempo que demorou a elaborar (em regra durante todo o primeiro período), na duração e quantidade de reuniões e não na sua produtividade. Quanto tempo fica para trocarmos ideias sobre educação?
É preciso acreditar que, ainda, podemos reconquistar o prazer de ensinar e de ser professor.
É preciso acreditar que podemos fazer coisas em conjunto, interdisciplinarmente, sem a exigência administrativa de apresentação de projectos desincentivadores e desmotivantes.
É preciso acreditar que todas as disciplinas devem ter o seu projecto e juntando-os temos novos projectos, que podem esvaziar a Área de Projecto, herdeiro da Área Escola, que já muitos dizem, igualmente, frustrante.
É preciso acreditar que os jovens sentem que nos preocupamos com eles, que os conhecemos, que nos interessamos pelos seus problemas, que os queremos ajudar, que a nossa atitude deverá ser a «pedra de toque» que iluminará o seu futuro.
É preciso acreditar no contacto com a realidade, no impacto motivador das metodologias activas, no aprofundamento da sociabilidade interpares, na ligação da teoria à prática, na aliança da escola à vida.
É preciso acreditar que a escola do quadro e do giz precisa de uma profunda remodelação.