sexta-feira, 24 de outubro de 2008

QUANDO AS REFORMAS DO ENSINO NÃO RESULTAM

Ocorreu-me este artigo, quando assisti a uma conferência do Professor Ivor F. Goodson, autor do livro Conhecimento e Vida Profissional, Estudos sobre Educação e Mudança, na II Conferência Internacional sobre Estudos Curriculares, no dia 24 de Outubro, na Universidade do Minho.
O título deste artigo nasce de uma questão nuclear colocada pelo conferencista. Citou países que gastam milhões em reformas educativas mas que acabam por não resultar.
Porquê? O conferencista respondeu: «pelo simples facto de os professores não serem ouvidos».
O enfoque deve ser colocado no conhecimento dos professores, nas suas «estórias», mas suas narrativas, nos seus diários, na investigação-acção e na fenomenologia. Quando os professores falam da sua prática, fornecem conhecimentos pessoais e práticas sobre o seu saber especializado e oferecem oportunidades de representação.
Quando a «estória deixa de estoriar», ela transforma-se num pedaço de história, num dispositivo interpretativo.
Os professores não são ouvidos porquê? A educação não é um processo que deve envolver todos os intervenientes no acto educativo?
Os professores, enquanto contadores de «estórias de vida» não negligenciam o contexto estrutural dessas vidas, conduzem-nos a um terreno social rico, a entendimentos sobre a natureza socialmente construída das nossas experiências.
O Ministério da Educação só ganharia em ouvir os professores, a educação avançaria se envolvesse os professores, pois só nós podemos indicar o caminho através das nossas acções.
O poder continua a ser administrado de forma hierárquica, enquanto que as «estórias individuais e práticas dos professores» oferecem um espaço para respirar e reduzem o oxigénio necessário para se conseguir uma compreensão mais abrangente.
Quando se passa por cima da opinião e do sentir dos professores, estes divorciam-se do poder e assim se liquidam novas formas de produção, colaboração, representação e conhecimento.
O poder passa a basear-se em teorias descontextualizadas, não se baseiam na pesquisa educacional e não se apoiam na experiência vivida da escolaridade e nos padrões culturais emergentes na sociedade.
Numa palavra, não estaremos a assistir a uma liquidação da contestação cultural evidenciada no discurso teórico e crítico?