terça-feira, 7 de outubro de 2008

SONATA DE OUTONO

Artigo publicado na Revista Andarilho, n.º 24, Maio, p. 3, 2002.
Por muito apertados que nos vejamos pelas circunstâncias, nunca temos um só caminho a seguir.
Quando penso na liberdade, por mais rigorosa que seja a nossa programação biológica ou cultural, penso sempre na possibilidade de optar por algo que não está no programa, ou mesmo na hipótese de dizer sim ou não.
Nem sempre pergunto aonde vou, pois os caminhos nunca acabam, fico sempre entre a liberdade da dúvida e o conforto da certeza.
Nos fins do Verão, princípios do Outono, do ano lectivo de 2001-2002, a trilogia incerteza-dúvida-liberdade questionou a minha autonomia, como professor, à luz da presente reforma da flexibilização curricular.
O que tinha como adquirido que o professor não pode separar os conteúdos dos processos, que a ênfase deve ser colocada no que se ensina e no modo como se ensina, aumentou o meu cepticismo, com a emblemática criação do Estudo Acompanhado como uma área que visa promover a aquisição de métodos de estudo e de trabalho. Fico com a sensação que esta área será, para muitos docentes, um dispositivo de compensação educativa imposto a todos os alunos, precisem ou não, e instrumentalizado pelas restantes áreas curriculares.
O que tinha adquirido que um professor é um educador, que os direitos e deveres do cidadão, que a cidadania e a educação cívica deveriam estar permanentemente presentes na actuação de todos os docentes, passou a ser mais uma dúvida, com a criação de espaços próprios para alguns professores desenvolverem as ditas abordagens. A grande tarefa de todos os professores ou educadores não é a de instruir, mas a de educar o aluno como pessoa humana, como pessoa que vai trabalhar no mundo tecnológico, mas povoado de corações, de dores, incertezas e inquietações humanas.
Mas como não somos livres de escolher tudo o que nos acontece, somos, no entanto, livres de responder desta ou daquela maneira ao que nos acontece e, sobretudo, somos livres de tentar coisas novas como os nossos alunos.
Um sistema educativo que respeite a liberdade insistirá sempre na responsabilidade de cada um de nós. A minha intervenção prioritária incide no investimento das potencialidades dos alunos.
O futuro, o desenvolvimento social e económico, o progresso de um país passa pela escola, pela valorização e utilização do saber, pela visão integradora dos saberes e pela relação teoria e prática. De que adianta o conhecimento e não saber, de forma autónoma e crítica, aplicar as informações?