terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Frei Cipriano da Cruz

Monge beneditino, nasceu em Braga na segunda metade do século XVI e faleceu em Tibães, em 17 de Fevereiro de 1716. É considerado o expoente máximo da arte da «talha», enriquecida com o trabalho do ouro, criando um estilo que ficou conhecido como o “barroco nacional”.
Como produções de Cipriano da Cruz, em Tibães, destacam-se: o primeiro retábulo da Capela-Mor, as esculturas da Visitação, de São Bernardo e São Gregório; no retábulo da primeira capela do lado do Evangelho, dedicada a Santa Gertrudes e São Miguel e o cadeiral do Coro. No triénio 1680/1683, decorou a sacristia, onde se destaca um retábulo contendo um grupo em talha sobre a Visitação e doze figuras em barro policromado representando as Virtudes, a Alegoria da Igreja e os quatro Santos Beneditinos. A segunda etapa da talha de Tibães, corresponde à introdução do primeiro estilo barroco ou estilo nacional (1692/1695), com a capela de Santa Estugarda, e ainda o retábulo da Assunção de Nossa Senhora, na Capela de Santa Ida e a talha da Capela de Santa Ana, onde figura o grupo da Sagrada Família.
Frei Cipriano da Cruz é, com certeza, o mais destacado “imaginário” bracarense dos finais do século XVII e princípios do XVIII.