segunda-feira, 9 de março de 2009

APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA

No Jornal Espanhol ABC, de 8 de Março de 2009, lemos que o navegador Cristóvão Colombo se chamava, afinal, Pedro Scotto, segundo o historiador espanhol Alfonso Enseñat de Villalonga.

A maioria dos especialistas acredita que Colombo (1451-1506), teria descoberto a América em 1492, era filho de um tecelão genovês enquanto que outros dizem que eracolombo português, catalão, galego ou corso.

Mas, como as novidades aparecem todos os dias, agora surge o trabalho de Enseñat, que o dá como filho de um comerciante e foi baptizado como Pedro e nasceu em Génova .

Por estas razões, também posso divulgar que, segundo a tradição, Cristóvão Colombo terá residido na Casa do Esmeraldo, na Ilha da Madeira. Julga-se ter vindo para o nosso país por volta de 1470 e sabe-se que decorrido algum tempo terá casado com Filipa Moniz, filha do primeiro donatário da Ilha de Porto Santo, Bartolomeu Perestrelo. Dominado pela febre dos descobrimentos terá feito algumas viagens às costas africanas. Talvez tenha visitado os Açores e a Madeira.