domingo, 16 de agosto de 2009

UM TIBIENSE NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Acabo de ler o Livro Memória das Estrelas sem Brilho de José Leon Machado, que retrata a vida dos soldados minhotos nas lamas das trincheiras da Flandres durante a Primeira Guerra Mundial.
Um dos soldados, referenciados no livro, era conhecido por Tibães (o nome próprio não é referido no livro), mas, segundo as minhas investigações trata-se de António Gonçalves da Silva, nascido a 6-12-1892 e falecido em 5-6-1967. Era casado com Alzira da Conceição Gomes, nascida a 2-10-1895 e falecida a 16-1-1977.
Este soldado partiu com o seu batalhão para Lisboa em Abril de 1917, onde embarcariam, a bordo de vapores britânicos, rumo a Brest, Porto da Bretanha. Daqui seguiriam para Rennes, Rouen, Picardia, Amiens, Calais, Wismes, Enguinegatte.
O Batalhão era composto por 960 homens, repartidos por 4 companhias, cada uma com 3 pelotões. Iriam engrossar a Brigada do Minho, que integrava a 2.ª divisão do CEP, Corpo Expedicionário Português. Esta Divisão era constituída por cerca de 20.000 homens, dos quais somente pouco mais de 15.000 estavam nas primeiras linhas, comandados pelo General Gomes da Costa, que se viu impotente para aguentar o embate das 4 divisões alemães, do 6º exército, com cerca de 50.000 homens comandados pelo general Ferdinand von Quast (1850-1934).
As tropas portuguesas só em 4 horas de batalha perderam cerca de 7.500 homens entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros, ou seja mais de um terço dos efectivos na Batalha de La Lys, em 9 de Abril de 1918.
Várias passagens deste livro atestam a heroicidade e a personalidade deste simples soldado.
Mesmo antes de partir, dizia o Tibães, para o Alferes:
- Esses cabrões hão-de ver como elas doem!
O próprio Alferes chega a referenciá-lo como um dos soldados mais atrevidos do pelotão.
Na primeira vez que o General Gomes da Costa descia à primeira linha, o Tibães, em sentido, pediu permissão para falar e, ao ser-lhe concedida, perguntou ao General quando teriam licença para ir a casa. Perante tal pergunta, o General torceu o bigode, mirou o soldado e respondeu:
- Talvez pelo Natal, com o bacalhau.
No dia da Batalha de La Lys, quando o tiroteio ainda não dava para adivinhar o que estaria para vir, ele volta-se para o alferes e pergunta:
- Os boches hoje não estão a exagerar? Isto já dura há quase duas horas.
Já durante a batalha, sem comunicações e quando o fumo, o gás, o pó e o nevoeiro não permitia ver nada, o alferes enviou dois estafetas às linhas da frente, o Semelhe e o Tibães. O primeiro regressou pois não conseguiu passar, o segundo regressou com notícias preocupantes, eram oito horas da manhã.
No meio da batalha, atalhou o Tibães:
- É a festa da despedida.
Com o nevoeiro a dissipar-se, foi possível ao alferes ver a destruição do sector português. Rodeados pelos Alemães e na iminência de serem apanhados, o Alferes ordenou ao Tibães e ao Rato que vestissem a farda de dois boches mortos que encontraram e pediu para se disfarçarem de soldados alemães. A ideia era o Tibães e o Rato serem a escolta de um oficial prisioneiro (o alferes). Conseguiram iludir barreiras, infiltraram-se nas trincheiras do inimigo, causando-lhes danos.
No fim da batalha, o pelotão do Tibães, composto de 30 elementos, estava reduzido a 12 homens (entre eles, o Rato, o Tibães, o Apúlia, o Frossos, o cabo Fontes), mais três que estavam no Hospital. Faltavam, entre outros, o Semelhe, o Cabanelas, o Padim e o Tenões.
O Batalhão do Tibães (960 homens) perdeu 60 % dos seus efectivos nesta Guerra.