terça-feira, 27 de outubro de 2009

ASSOCIAÇÃO DOS «AMIGOS DO BOM JESUS DO MONTE»

Em 1952, um grupo de bracarenses criou a Associação dos «AMIGOS DO BOM JESUS DO MONTE», cujos estatutos foram publicados pela Tipografia da Oficina de S. José.
Fizeram parte da comissão fundadora da associação os seguintes cidadãos: Cónego José Martins Gonçalves, Cónego António de Castro Mouta Reis, Padre Hilário Veloso de Barros, Ricardo da Conceição Amorim, Carlos Fernandes Almeida, António Alberto de Sousa, José Francisco Pinheiro da Costa, António Leitão de Carvalho, Dr. Manuel António da Assunção Sardinha, António Vieira Marques Pereira, António Pereira de Magalhães.
D. António Bento Martins Júnior escrevia sobre esta associação: «é o Bom Jesus do Monte, no seu conjunto, um oásis encantador, maravilhosamente apropriado ao repouso e ao restauro das forças do espírito e do corpo (… ) Nasceu assim a Pia União dos Amigos do Bom Jesus do Monte, que vai dedicar-se de alma e coração a colaborar com a confraria no engrandecimento da formosa estância e no rejuvenescimento da devoção à Paixão e Morte do Senhor».
Esta Associação nunca pretendeu sobrepor-se às competências da confraria que remonta aos anos de 1629.
Não será o momento oportuno para restaurar esta associação?