segunda-feira, 19 de novembro de 2012

OPERÁRIOS DA FÁBRICA DE RUÃES EM PEREGRINAÇÃO AO SAMEIRO EM 1930

 

A Fábrica de Ruães tem uma história rica em muitos domínios. Um dos que, ainda, não dissertamos foi sobre a obra social e de Assistência. A Fábrica possuía uma creche para os filhos dos operários; fornecia fazendas para uso familiar a preços mais económicos; disponibilizava gratuitamente pequenos «retalhos» para roupas dos pequenos; e, pela consoada, oferecia um «bónus» sobre os ordenados.
Uma das atividades que mereceu grande destaque na comunicação social, de então, teve lugar no dia 22 de Junho de 1930, quando os operários da Fábrica de Ruães, animados pelo espírito da fé, subiram ao Sameiro, organizados numa piedosa romagem. Para esta peregrinação, foram organizadas confissões, nos dias anteriores, na Paróquia de S. Paio de Merelim pelo Padre Domingos Duarte da Cunha, reitor desta paróquia.
No dia da romagem, os trabalhadores concentraram-se na Igreja de S. Paio, para uma missa às 4.30 hs da manhã, rezada pelo Padre Silva Gonçalves, Diretor do Diário do Minho. A peregrinação saiu desta igreja às 6.30 hs, onde tomaram parte nesta manifestação de fé, as Associações Marianas de Tibães, Cabanelas, Prado, Graça, Semelhe, Parada, Panóias, Palmeira, S. Paio e S. Pedro de Merelim.
Ocasião sublime para os peregrinos olharem para o alto do Monte Sameiro e rogarem o auxílio de Deus por Maria.