quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A PARENÉTICA EM FREI CAETANO BRANDÃO

A arte de pregar, em Portugal, encontrou eco em muitos oradores sagrados que, em seu tempo, notabilizaram o púlpito cristão em manifestações da retórica sagrada com fins de catequese, convencimento e doutrina.
No século XIII, destacam-na S. António de Lisboa, S. Gonçalo de Amarante e D. João Afonso de Azambuja.
No século XVI, com o advento do Concílio de Trento, florescem pregadores como Frei João Soares, Diogo de Paiva de Andrade, Frei João de Leite, Frei Filipe de Luz, Frei Tomás da Veiga, Francisco Fernandes Galvão e Frei Bartolomeu dos Mártires, o padre Tomás da Costa, pregador de D. João III, Frei Amador Arrais, pregador de D. Sebastião e o padre José Luís Álvares, pregador libertário contra a dominação filipina.
Entre os séculos XVII e XVIII, o padre Manuel Bernardes, os padres António de Sá, Manuel Caetano de Sousa, Bartolomeu de Quental, Francisco de Mendonça e outros.
No século XVIII os nomes que pontificam são os de Rafael Bluteau, Francisco António Rodrigues de Azevedo e os frades Alexandre do Espírito Santo Palhares, Frei Caetano Brandão, Francisco de São Carlos e Joaquim de Santa Clara Brandão.
O século XIX marca a assunção da tribuna política do púlpito, por exigência de uma época sacudida por novos regimes constitucionais e parlamentaristas. Destacam-se como oradores Silveira Malhão, António Cândido, Aires Gouveia, Manuel Eduardo da Mota Veiga, Francisco José Patrício, D. Augusto Eduardo Nunes e Santo Farinha.
Na ausência de parlamento e imprensa, o púlpito transformou-se no espaço de ressonância para veicular denúncias e desmascarar injustiças.