terça-feira, 24 de novembro de 2009

RAZÃO DE UM NOME

D. Frei Caetano Brandão é reconhecidamente um “príncipe humanista”.
O nome «Caetano» foi escolhido em referência ao presbítero Caetano de Thiene, conhecido na Igreja Católica como o santo da divina providência. Contemporâneo de Martinho Lutero, São Caetano nasceu em 1480. Fundador da Ordem dos Teatinos Regulares e responsável por significativas mudanças doutrinárias na Igreja Católica.
Frei Caetano Brandão, pois o seu nome de Baptismo era diferente, adoptaria o nome «Caetano» em virtude das acções e obras do Santo Religioso que faleceu em 7 de Agosto de 1547.
Não sendo a única instituição em Portugal com o nome de São Caetano, coincidindo na missão de acolher e educar crianças e jovens em risco, certamente o nome escolhido por D. Frei Caetano Brandão para o Colégio de S. Caetano deva, também, à sua admiração pelo grande zelo que S. Caetano (1480-1547) demonstrava pela educação em geral e particularmente pelos mais frágeis da sociedade, como são as crianças e os jovens. Ter como patrono este santo, lembra-nos quotidianamente o valor singular do ministério da educação da juventude.
Ambos se dedicaram ao apostolado entre os pobres e enfermos. Ambos construíram asilos, hospitais e casas de assistência para os pobres.