sábado, 15 de março de 2008

Conselheiro Leonardo Caetano de Araújo e o Bom Jesus do Monte

O Conselheiro Leonardo Caetano de Araújo nasceu em Parada de Gatim, a 11 de Maio de 1818,
Quatro anos antes da independência (1822, 7 Set.) do Brasil e faleceu no Rio de Janeiro, aos 85 anos, como 0 mais antigo membro da Colónia Portuguesa, a 5 de Junho de 1903.
O seu pai nasceu, em 1761, chamava-se António Jose da Silva e casou, em Parada de Gatim, duas
vezes. Ala em 1792, aos 31 anos, com Maria Joana (do lugar de Aldeia Nova, filha de Tomás Francisco e Catarina Fernandes), a qual, nove anos depois, 0 deixou viúvo com um filho e urna filha, de 7 e 3 anos.
Em Junho de 1802, já com 41 anos, contraiu matrimónio, com uma jovem de apenas 17 anos, chamada Maria Caetana de Araújo, havia nascido em 1785, no lugar do Monte, em Cabanelas, no seio de uma família numerosa. Deste casamento nasceram pelo menos cinco rapazes e seis raparigas. Foi póstuma a ultima rapariga, que nunca viu 0 pai nem 0 pai a ela. O futuro Conselheiro foi 0 penúltimo filho e contava, em 13 de Novembro de 1820, quando o pai faleceu, apenas dois anos e meio.
Fixou-se no Rio de Janeiro, onde angariou tal fortuna que lhe permitiu ser plenamente notável Português no Brasil e admirado Brasileiro em Portugal. O Conselheiro assegurou à sua custa 0 funcionamento total do Hospital da Real Sociedade da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro, durante o mês de Fevereiro de 1865.
Alargou a sua benemerência ao seu pais de origem, contribuindo para obras diversas de Coimbra, do Porto, de Braga (Colégio da Regeneração, Colégio dos Órfãos de S. Caetano, e Santuário do Bom Jesus do Monte.