sexta-feira, 21 de março de 2008

A ÁGUA E O BOM JESUS DO MONTE

A água como recurso natural, sendo simultaneamente um bem comum, indispensável e esgotável, deverá ser respeitada, porque é essencial à vida. Segundo alguns cientistas, «O berço da própria vida».
Após o nosso planeta ser observado e fotografado por várias missões espaciais, foi dito que, ao invés de Terra, o mesmo deveria ser chamado de Água. Quando olhamos a fotografia do planeta, percebemos que a água ocupa a maior parte. O que vemos em branco são nuvens e em marrom os continentes.
Assim dar valor á água é preservar a vida, porque ela é, em si mesma, fonte de vida. Sendo um “bem público”, é património de todos os seres vivos.
A Água está na origem do mundo: o “Espírito de Deus pairava sobre as águas”; A arca de Noé; as águas do dilúvio; a travessia do mar Vermelho; a travessia do Rio Jordão que leva o Povo de Deus à Terra Prometida; no alto da cruz, do seu coração trespassado jorram sangue e água, é fonte das águas vivas “Quem beber desta água não terá mais sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.
A água é um elemento constantemente presente a quem visita o Bom Jesus do Monte: nas suas fontes cristalinas, no jorrar abrupto por entre a vegetação, na elevação do ascensor, nos escadórios dos cinco sentidos.
As fontes são constantes no santuário e representam, além de saciar a sede, a possibilidade de retemperar forças. Simbolicamente beber «a água viva» significa purificar o corpo e o espírito e estão disseminadas ao longo de toda a estância do Bom Jesus, ora ladeando capelas, ora ornamentando os escadórios, ora isoladamente para ir de encontro às necessidades do devoto.