terça-feira, 4 de março de 2008

O Bom Jesus do Monte e a Fotografia

Foto de Emílio Biel

Numa época em que Braga, ainda, não tinha fotógrafos, o Fotógrafo Fritz, artista alemão, da cidade do Porto, foi o primeiro que divulgou fotografias sobre o Bom Jesus do Monte.
Em 1862, Fritz elaborou um álbum sobre o Bom Jesus do Monte para apresentar a El-Rei D. Luís, cf. Revista de Braga, anno 1, n.º 2, de 6 de Março.
Em 1868, Luís Vermell, Natural de Barcelona, conhecido pelo cognome de «el peregrino Espanol», apresentou uma exposição, nesta cidade, onde, também, se pode encontrar fotografias do Bom Jesus do Monte, cf. O Bracarense de 21 de Maio de 1868. Viveu durante algum tempo em Braga. Autor do oratório, que a princípio esteve no ângulo da rua do Forno Com a de S. João do Souto e que recorda um feroz combate que por ali teve lugar entre a divisão cabralista, comandada pelo general José de Barros e Abreu de Sousa Alvim e as forças legitimistas sob o comando do general Macdonell, no dia 20 de Dezembro de 1846.
Em 1878, o fotógrafo Fritz esteve alguns dias no BJM, a fotografar os locais de mais significado para serem postos à venda, segundo contracto com a confraria, O Commercio do Minho, 3 de Agosto.
Em 1883, A Confraria do Bom Jesus do Monte assina um contrato para obtenção de imagens da estância com Karl Emil Biel, conhecido como Emílio Biel (Amberg, 1838 - Porto, 14 de Setembro de 1915). Foi um negociante, editor e fotógrafo alemão, considerado um dos precursores da fotografia em Portugal. É considerado um dos introdutores da fototipia (processo de impressão com tinta forte em meio de gelatina bicromada e exposta ao sol) em Portugal. Em 1874 comprou a Casa Fritz (mais tarde conhecida por Casa Biel) na Rua do Almada, casa comercial dedicada à fotografia, iniciando, assim, a sua carreira no mundo da fotografia. Mais tarde, a "E. Biel & Cia" passou para o Palácio do Conde do Bolhão, no n.º 342 da Rua Formosa. No início da Primeira Guerra Mundial, pouco antes de falecer, viu todos os seus bens serem confiscados devido à sua origem alemã.
Em 1886, José da Costa Abreu (Fotógrafo), morador na cidade de Braga, venceu o primeiro concurso para o fornecimento de fotografias da estância (acta de 5 de Novembro).