quinta-feira, 19 de junho de 2008

Centenas de Concorrentes no Peddy-Paper

A EB 2/3 Frei Caetano Brandão, em Maximinos, realizou o I Peddy-Paper, subordinado ao tema «Ao encontro do Património de Braga», no dia 19 de Junho de 2008.
Esta actividade foi promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas e teve como objectivos: o fomento do convívio e das relações saudáveis entre todos os concorrentes; o fortalecimento dos laços inter-ciclos do agrupamento e entre os diferentes intervenientes do processo educativo; o desenvolvimento de iniciativas de carácter educativo, cultural e lúdico, de modo interdisciplinar; a promoção da Educação para o Património nas diversas vertentes cultural, construído e ambiental; a aplicação de conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas do currículo escolar.
Os concorrentes distribuíram-se por 48 equipas e eram constituídas por alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos, professores, funcionários e encarregados de educação.
Cada equipa, munida de um mapa da cidade e de uma bateria de questões, tomou contacto com diversos locais de interesse patrimonial, nomeadamente, o Arco da Porta Nova, a Câmara Municipal de Braga, a Arcada da Lapa, o Largo Carlos Amarante, o Largo de Santiago, o Largo de S. Paulo, a Sé Catedral e o Largo Paulo Orósio.
No final do Peddy-Paper, todos os concorrentes foram premiados com um diploma de participação e um lanche de convívio, oferecido pelo Conselho Executivo, enquanto que as três melhores equipas subiram ao palco, receberam as ovações dos restantes concorrentes e prémios significativos.
Também quatro avôs concorrentes, em representação dos encarregados de educação, receberam medalhas comemorativas dos 25 anos da fundação da escola.
Dado o envolvimento de toda a comunidade educativa e do sucesso alcançado estão lançadas as sementes para a continuação desta iniciativa no próximo ano lectivo.