quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O MOSTEIRO DE TIBÃES E A CASA DA MAINHA

A Casa da Mainha, verdadeiro solar minhoto, situa-se na freguesia de Panóias, outrora pertencente ao Couto de Tibães.
Sabe-se que já existia no século XVI e pertencia ao Capitão de Ordenanças do Couto de São Martinho de Tibães, tendo vivido nela o ilustre médico Francisco Guedes Machado.
No último quartel do século XVII Lourenço Fernandes da Silva (faleceu em 1737), capitão de ordenanças do mosteiro na época, mandou reestruturar e ampliar a velha casa da Mainha, solar maneirista de planta rectangular.
A fachada principal situa-se num dos topos da casa, com porta de entrada de moldura recta precedida por escadaria de um lanço, com corrimão de volutas. É delimitada por pilastras nos cunhais, no alinhamento dos quais foram colocados dois pináculos.
A fachada posterior, também precedida por escadaria, abre para um alpendre, com uma varanda de inverno envidraçada. Uma das fachadas laterais possui um curioso pombal, edificado no século XVIII, bem como um alpendre e varanda com guarda de rótulas de madeira.
O espaço interior obedece à divisão funcional das casas senhoriais seiscentistas, o piso térreo destinado às dependências de serviço, o superior reservado para as salas nobres, que na Casa da Mainha são intercomunicantes. Destaca-se ainda o oratório privativo da casa, construído em 1804 (FERREIRA, Afonso Costa, 1980), com um retábulo de madeira.
No espaço da cerca da casa existe ainda um jardim de buxo, plantado no século XVII.