sábado, 9 de janeiro de 2010

ORIGENS DA TOPONÍMIA DE TIBÃES

Toponimia (do Grego, lugar mais nome) é o conjunto dos nomes de lugares. Os topónimos são a parte mais conservadora do idioma.
A localização e a história da freguesia justificam a razão de muitos topónimos, nomeadamente, o facto de ser banhada pelo Rio Cávado, com a consequente planície e terrenos baixos e a existência de um mosteiro.
Etimologicamente o termo Toponímia significa o estudo histórico e linguístico da origem e da evolução dos nomes próprios dos diversos lugares. Vamos efectuar, então, esse estudo em relação aos lugares que integram a freguesia de Mire de Tibães.
Seixido - o derivado medievo de seixo (pedra), mais o sufixo ido, do latim itu. Lugar onde abundam seixos ou cascalho. A existência de Água Potável (Fonte) está relacionada com a sua origem granítica.
Sobrado - (Aedificium – Superatum). Sobrado remete para duas acepções: a espacial, topográfica, que aponta para uma construção, para um edifício que sobressai, termo que designa um piso de madeira sobre o rés do chão; e a valorativa que remete para atribuições de significados simbólicos. Mesmo com porta e janela, varanda e balcão, o sobrado é um espaço construído para guardar valores, objectos, recursos, dinheiro. É um lugar, um cofre para se guardar bens. Neste caso da família beneditina. Não é estranho a existência de casas pertencentes ao Mosteiro Beneditino e o Nicho a S. Bento. Aqui existia a Antiga Casa da Câmara, da Audiência e da Cadeia do Couto, denominada “Casa de São Bento”.
Carrascal – Carrascal (cocciferetum lusitanicum) corresponde a uma mata de carrascos ou carrasqueiras sendo o substantivo comum carrasco “um vocábulo pré-romano, talvez de origem ibérica”. Carrascal (carrasqueira, carrascoso) vem de carrasco, variedade de "carvalho". A palavra é pré-latina, indiciando o carácter nativo desta espécie de quercus, que se desenvolve entre formas arbustivas e a árvore. Este grupo de fitotopónimos encontra-se por toda a Península Ibérica. Este lugar tem, por isso, uma origem num topónimo botânico com formação adjectival, facto que não é estranho na região, pois, relativamente perto, existe um lugar com o nome «Doze sobreiros».
Melhorado (de Cima e de Baixo) -
tornado melhor; mais perfeito; corrigido; mais valioso. Lugares valiosos, bons celeiros da freguesia.
Amieira - designa "árvore da família das betuláceas, frequente nas terras húmidas", pode estar na origem toponímica deste lugar que, com certeza, seria fértil em água. Por volta de 1770, os campos, do Lugar da Amieira, eram descritos desta forma: «enxugando-se aqui e nas cercas dos mosteiros e nos campos anexos as partes mais pantanosas e alagadiças (parte das quais – noutros casos a totalidade – ficam reservados para a promoção de prados artificiais, - como aconteceu, por exemplo, com os Campos da Amieira)».
Boavista - Topónimo Boa Vista - Topónimo muito frequente em Portugal sobretudo junto de capelas, igrejas, mosteiros e conventos, dada a sua posição privilegiada sobre estes edifícios, geralmente, com boa visão e vista panorâmica.
Barrosa – Zona abundante em barro, ou composta de barro.
Ruães – Segundo Joseph M. Piel, in Os nomes germânicos na toponímia portuguesa, tomo V, Ruães teria origem no genitivo de Rod-Anis, dum nome masculino Roda (germânico).
Assento - local de descanso durante a caminhada. Seria um local aprazível para os frades descansarem, onde, para o efeito, teriam as infra-estruturas necessárias. Aqui encontramos a Casa da Renda e a Quinta do Assento, propriedades do mosteiro.
Resende Vem de Redi-Sindus. No século XIII escrevia-se Reisindi. No século XV Reesende.
Agrafonte -
Palavra composta de Agra mais Fonte. Agra-Fonte = Agra (da) Fonte. "Agra" significa "campo", lavrado, mal lavrado ou por lavrar.