quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PORTAS E MURALHAS

MURALHAS MEDIEVAIS

Durante a Idade Média, Braga era uma cidade muralhada. No século XII já havia uma "cerca" a proteger a Sé e zona envolvente. O castelo, na zona da actual Arcada, foi construído no tempo de D. Dinis; nessa altura, deverá também ter sido ampliada a muralha.
D. Fernando, no final do século XIV, mandou reparar o castelo já existente, devido ao clima de guerra quase permanente com Castela que se viveu durante o seu reinado. No século seguinte continuou a dedicar-se atenção a esta fortificação. A torre de Santiago, por exemplo, é dessa época.
A partir do século XVI esse tipo de defesa tornou-se obsoleto, face aos progressos da tecnologia militar, e, a pouco e pouco, a velha muralha foi sendo desmantelada para dar lugar a construções civis. O castelo, que tinha passado a funcionar como cadeia, foi demolido em 1905, tendo sido conservada apenas a torre de menagem, que actualmente funciona como sala de exposições.
A poucos metros é visível outra das torres do conjunto, sobre a qual foi mais tarde construído o campanário da Igreja que existe no local.
Junto ao Arco da Porta Nova existe uma terceira torre, envolvida pelo casario, na qual está instalado o Museu da Imagem, recentemente inaugurado. Além destas, permanecem de pé a Torre de Santiago, transformada no século XVIII em campanário da Igreja de S. Paulo, e a de S. Sebastião, além de alguns troços de muralha que servem de suporte a edificações civis.

 

PORTA DE S. JOÃO

PORTA DE JACOB

ARCO DA PORTA NOVA

PORTA DE S. SEBASTIÃO

TORRE DO CASTELO