sábado, 9 de janeiro de 2010

MÚSICA E DANÇA DO REI DAVID

A Dança do Rei David percorre as ruas de Braga, na manhã do dia 24 de Junho.
A dança do rei David é uma tradição com muitos anos. Já na Idade Média, esta dança fazia oficialmente parte da procissão de Corpus Christi, contudo, as suas origens são ainda mais antigas que esta procissão. Esta é uma dança palaciana, dançada em salões e festas particulares.
A cidade de Braga está toda engalanada para receber, no dia de S. João, a dança palaciana do Rei David e o cortejo dos Carros das Ervas e dos Pastores, considerado um "ex-libris" desta romaria minhota. O evento atrai centenas de pessoas à cidade, assim como, na véspera, dia 23, o cortejo das rusgas a caminho do grande Arraial de S. João da Ponte.
A alegria do povo é representada no auto por um coro constituído por crianças vestidas com trajes a rigor. Os pastores usam chapéus de palha, ornamentados de flores e confeccionados com fitas de seda de várias cores. S. João Baptista é personificado por uma criança. Zacarias, Isabel e três anjos são outras importantes ‘peças’ deste auto que conta a história de S. João Baptista e que é representado em dois actos.